Curso de matemática básica

Curso de matemática básica

Se você tem dificuldades no aprendizado das ciências exatas, talvez seja devido a alguma deficiência na compreensão da matemática básica.

Durante os primeiros anos do ensino fundamental, estudamos basicamente a aritmética e um pouco de geometria, mas quando chegamos ao oitavo e nono ano do ensino fundamental, somos apresentados a uma terceira forma de manifestação da matemática conhecida como ÁLGEBRA. Os números dão lugar às letras e as sentenças matemática passam a descrever o caráter genérico das propriedades dos números e das formas.

Nesse ponto, são introduzidos os conceitos de equações, funções e identidades, como os produtos notáveis e as técnicas de fatoração, por exemplo. Estes conhecimentos devem, posteriormente, abrir as portas para a compreensão de diversas outras formas de linguagem matemática como a trigonometria e a geometria analítica, por exemplo.

Quando existe alguma lacuna no aprendizado da matemática dos dois últimos anos do ensino fundamental, essa lacuna pode comprometer o desempenho de qualquer estudante nos exames de seleção das mais concorridos universidades nacionais.

Durante a primeira quinzena do mês de fevereiro, será ministrado um pequeno curso de matemática básica, pré-pré-vestibular, no qual pretendo identificar e sanar, em cada aluno, quais são as deficiências que lhe prejudicam o aprendizado das ciências exatas em geral.

Veja quais serão as datas e os temas que serão abordados:

4/2 (quarta): Aritmética.

Uma revisão das principais operações aritméticas, suas propriedades e aplicações. Da adição à radiciação, passando pelas operações de mmc e mdc.

6/2 (sexta): Álgebra.

Interpretação de textos para montagem de equações, inequações, funções, sistemas de equações e inequações. Técnicas de resolução para as equações, as inequações e os sistemas de equações, tanto do primeiro quanto do  segundo grau.

9/2 (segunda): Geometria métrica.

Triângulos e quadriláteros. Congruência, semelhança, relações métricas e trigonométricas nos triângulos retângulos, cálculo de áreas, teorema de Pitágoras e teorema dos cossenos.

11/2 (quarta): Funções e interpretação gráfica.

Sistemas de coordenadas polares e cartesianas. Representação de funções de primeiro e de segundo grau.

13/2 (sexta): Matemática aplicada ao estudo da Física.

Notação científica, unidades de medida, grandezas escalares e vetores.

Local: Av Paulista 807 – Conjunto 2101

Horário das aulas: 14h00 –  18h30

Contatos:(11) 3876-0037

                         (11) 2604-3865

                         (11) 97264-6314

Email: tiaomatematica@gmail.com.

 

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *